Estado lança novo edital de inscrições para o Programa CNH Emprego na Pista voltado a motofretistas

Fotos: Leo Munhoz/SECOM GOV/SC.

O Programa CNH Emprego na Pista segue avançando em Santa Catarina. Nesta terça-feira, 15, o governador Jorginho Mello e o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa, lançaram o segundo edital disponibilizando 325 vagas exclusivas para motofretistas. O Programa, que é uma iniciativa do Governo do Estado, capitaneada pelo Detran/SC, é uma ação social voltada à empregabilidade e vai ofertar até 30 mil Carteiras de Habilitação, gratuitamente, para as categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus), e E (carreta), além de mudança ou adição de categoria.

“O Programa CNH Emprego na Pista, capitaneado pelo Detran, com a parceria das autoescolas, dos médicos, dos psicólogos, como o SEST SENAT, já se transformou numa política pública. Um Programa inovador com a cara de Santa Catarina para proporcionar trabalhado e renda ao catarinense. Queremos dar oportunidade para quem quer trabalhar de maneira correta. O Estado vai pagar pela carteira de habilitação. É um projeto que vai ao encontro da necessidade de quem precisa da CNH para entrar no mercado de trabalho e ganhar o pão de cada dia”, ressaltou o governador.

Nesta etapa estão sendo contemplados com as vagas para cursos de motofretista, os municípios de Florianópolis, Blumenau, Concórdia, Rio Negrinho e Videira, com a parceria do SEST SENAT e da Espaço do Trânsito de Blumenau. Após o curso será incluído o Exercício de Atividade Remunerada (EAR) na CNH para aqueles que queiram trabalhar, assim como para quem já trabalha estar formalizado. O objetivo é preparar melhor o motofretista para o mercado de trabalho. Até o final de 2025 serão ofertadas para os motofretistas e quem quiser trabalhar na área mais de 5 (cinco) mil vagas.

“Esse programa tem uma característica ímpar, sem igual em nenhum outro estado do Brasil, porque ele visa não apenas atender a questão social, mas também a geração de emprego e renda através da CNH. E com o edital lançado hoje nós contemplamos o curso de motofrete, que é uma exigência obrigatória para quem quer trabalhar como motofretista, transportando mercadorias e documentos. O curso prepara o condutor para conduzir motos com pequenas cargas, é a oportunidade para quem quer sair da informalidade, e também, se capacitar para o mercado de trabalho”, explica o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa.

De acordo com o presidente da Associação dos Motofretistas, Alexandre Santos, existia uma grande dificuldade na capacitação dos profissionais que trabalham no ramo de entregas, justamente pela dificuldade de acesso a esses cursos. “O Programa vem de encontro a uma necessidade, uma demanda que já existia da nossa categoria. Agora vamos poder acessar o CNH Emprego na Pista, do Governo de Santa Catarina, e fazer a capacitação do profissional. Um profissional capacitado, ele se acidenta e se machuca menos, e acaba evitando custos para o município e para o Estado. Além da gente ter a oportunidade de melhorar a nossa renda”, destacou Alexandre.

Esse é o segundo edital de vários que serão lançados ao longo deste ano e de 2026, oferecendo vagas nos municípios onde houver a adesão de Centros de Formação de Condutores, médicos e psicólogos, que serão os grandes parceiros do Programa CNH Emprego na Pista, assim como o SEST SENAT e outras entidades que ministram cursos.

O Programa permitirá que milhares de cidadãos tenham acesso a oportunidades de emprego que exijam habilitação e vai retirar diversos profissionais da informalidade.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Cepat anuncia mais de 660 vagas de emprego em Joinville

Reta final: Comida di Buteco encerra no dia 4 de maio em Joinville

Projeto de dança inclusiva promove expressão corporal e desenvolvimento de crianças com deficiência em Joinville

Prefeitura de Joinville abre inscrições gratuitas para incubadora de empreendedorismo

Santa Catarina registra mais de dois mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2025

Evento debate novo marco regulatório da EaD e avaliação da educação superior