FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato

   jornalismo@folhametropolitana.com

Equipes de saúde de Araquari iniciam busca ativa para avaliar saúde bucal dos moradores

Equipes de profissionais da atenção primária à saúde bucal e agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciam nesta quarta-feira, 14, a busca ativa nos domicílios de Araquari para avaliar as condições da saúde bucal da população e subsidiar políticas públicas de tratamento. Ao todo, 422 municípios brasileiros devem participar da pesquisa.

Essa busca faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde que, além de Araquari, ainda contempla outras 16 cidades de Santa Catarina. No município, cerca de 600 pessoas já receberam visita dos Agentes de Comunitários de Saúde (ACS) informando sobre a pesquisa, atualizando os dados do IBGE sobre a região e realizando o cadastro para a participação das famílias. Dessas, cerca de 90 pessoas foram sorteadas, por método estatístico, para serem examinadas por duas dentistas.

O levantamento epidemiológico vai se basear na coleta de dados socioeconômicos, por meio de questionário, e da avaliação da saúde bucal com um exame físico de pessoas de cinco grupos, com idades de 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Na análise, também será verificado agravos bucais como prevalência de cárie dentária, doença periodontal, problemas ortodônticos, além de necessidade e urgência de tratamento odontológico e de próteses dentárias

Em Araquari, os trabalhos terão apoio técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que fará os cálculos e amostras, e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que deu suporte no estado com as capacitações. A pesquisa no município, que está na 3ª fase do projeto SB Brasil 2020, vai até o dia 1º de outubro.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
Redação

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.