Atualmente, Joinville tem apenas um caso confirmado de coronavírus. Porém, com o avanço inesperado desta pandemia em todo o mundo, algumas decisões tivera de ser tomadas para combate a proliferação do Covid-19. Educação, economia, transportes, tudo que interferem no nosso dia a dia está sofrendo alterações.
Veja quais são as determinações:
Eventos
A prefeitura de Joinville enviou um comunicado nesta última segunda-feira (16), sobre o cancelamento dos eventos na cidade. A ordens do Governo de Santa Catarina, o objetivo é evitar a aglomeração de pessoas, então, será cancelamento, adiado ou suspendido os eventos e demais atividades eventuais que resultem no agrupamento de pessoas.
Aulas
A partir dessa quinta-feira (19), todas as escolas da rede pública do Estado estão anunciando a suspensão das aulas por 30 dias, dentre esse que serão descontados nas férias de julho, por motivos de prevenção. A determinação é oficial e vale, consequentemente, para redes municipais, estaduais e também particulares de ensino.
Após decisão colegiada do Governo do Estado de Santa Catarina, no fim da tarde desta segunda-feira (16), a Secretaria de Estado da Educação passa a adotar os procedimentos necessários para a suspensão das aulas nas redes públicas e na rede privada em território catarinense, pelo período de 30 dias, a partir de quinta-feira (19), com possibilidade de prorrogação.
Alunos da rede estadual que não forem a partir desta terça-feira (17), terão as faltas abonadas. Pais que tiverem condições e preferirem que seus filhos fiquem em casa poderão optar por isso sem prejuízo em relação aos conteúdos didático-pedagógicos, já que serão feitas atividades de revisão.
As instituições de ensino privada, também estão parando temporariamente com as aulas presenciais, e se adaptando as aulas online e Digital.
Atendimento preferencial
Na manhã desta terça-feira (17), a Prefeitura de Joinville determinou que todos os atendimentos dos sintomas de coronavírus, serão direcionados a um dos três Pronto Atendimento da cidade. A recomendação é para que quem voltou de viagem do exterior nos últimos 14 dias ou teve contato com algum caso suspeito e apresentar os sintomas característicos da doença – febre alta, tosse, falta de ar, dores de cabeça, garganta, articulações – deve procurar uma das três Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) da cidade – UPA Sul, PA Norte e UPA Leste. O serviço atua 24 horas, todos os dias da semana.
Excesso de compras nos mercados
Por conta da preocupação de toda a população, as filas nos mercados de Joinville estão aumentando cada vez mais. Porém, o Procon deixa o alerta para que ninguém estoque comida em suas casas, a situação até o momento não pede extrema urgência, e as mercadorias continuam chegando nos estabelecimentos sem alteração. Em nota divulgada na última sexta-feira (13), o órgão declarou que as empresas só poderão vender um álcool em gel por pessoa, para que assim, não haja falta da mercadoria quando realmente houver a necessidade.