FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato

   jornalismo@folhametropolitana.com

Educação adere projeto de pesquisa em colaboração com a Univille

A Secretaria Municipal da Educação (SME) firmou uma parceria com a Universidade da Região de Joinville (Univille) para investir na qualificação dos professores e melhorar a educação básica do município. A iniciativa vai permitir um intercâmbio entre as instituições por meio do projeto de pesquisa-intervenção “Performa” (Percurso de Formação), do curso psicologia da universidade.

Para marcar o início do convênio, ontem, 11 de abril, o projeto foi apresentado aos diretores das escolas municipais. Ao todo, oito gestores participarão desta primeira fase projeto. Os encontros devem ocorrer mensalmente.

Para coordenador-geral de ensino da SME, Aldair Nascimento Carvalho, a integração universidade-prefeitura serve como um catalisador para discutir os avanços nas diferentes áreas do saber e do fazer, contribuindo, neste projeto, para a qualidade do ambiente laboral de professores. “A geração de conhecimento aplicado à melhoria da qualidade de ensino que será gerada por meio dos projetos de integração com a Univille também contribui para qualidade do ensino e na saúde dos profissionais do magistério”, disse.

É isso que explica o doutor em psicologia da Univille, Allan Henrique Gomes, sobre o objetivo do projeto de pesquisa-intervenção Performa. “O que temos é um processo qualitativo, no sentido de escutar, de pensar com esse professor a criatividade do seu trabalho, engajamento e a afetividade de sua atividade”, explica. “É a valorização e a qualificação no aspecto ético-afetivo do trabalho docente”, conclui.

Além do projeto Performa, a Univille e a SME realizam outras atividades em conjunto, como o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), com ações que visam a formação continuada de professores de arte e de ciranda da literatura, e há pelo menos oito anos o programa “Arte na Escola”, projeto institucional da Univille ligado ao Instituto Arte na Escola, que desenvolve atividades de formação continuada para os professores de arte.

Folha

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.