Dia Internacional da Mulher

Hoje, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data simboliza a luta histórica que as mulheres enfrentaram pela igualdade de direitos e algo que deveria ser normal: o respeito a elas. O dia de hoje também nos lembra de um passado e, ainda, um presente de desigualdades.

Pensar sobre o que esse dia representa não é tão raso quanto homenagens uma vez por ano, os acontecimentos históricos nos mostram isso. Então, citamos alguns fatos neste texto.

O Brasil encontra-se em 5º lugar na posição de homicídios a mulheres, em uma lista de 83 países, estando abaixo apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia (Organização Mundial da Saúde). Entre janeiro a junho de 2021, quatro mulheres foram mortas por dia no Brasil por um atual ou ex-parceiro (Fórum Brasileiro de Segurança Pública).

O primeiro banheiro feminino, no plenário do Senado, foi construído  apenas em 2016, mais de 55 anos depois da inauguração do prédio. Até então, as senadoras tinham de deixar o plenário para usar o banheiro do restaurante ao lado. Apesar de as mulheres serem maioria na população brasileira (51%), elas ainda são minoria no Senado. Atualmente, as 13 senadoras em atividade representam menos de 15% dos 81 parlamentares.

Esses foram apenas alguns exemplos. Por isso a data é tão importante, ela faz com que o mundo pare por um dia para ouvir o que as mulheres têm a dizer. Hoje é dia de celebrar por tudo que já foi conquistado, lembrar do que já nos foi privado e lutar, juntas, pelo que ainda precisa ser mudado.

Feliz Dia das Mulheres.

Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville Vôlei encerra temporada com confraternização

Tupy realiza feirão de empregos na Associação Atlética neste sábado

Condutor é indiciado por homicídio culposo após atropelamento no bairro Jarivatuba, em Joinville

Obras do Palácio das Orquídeas avançam com instalação das estruturas metálicas

Simulado de acidente entre trem e ônibus escolar mobiliza forças de segurança e estudantes em São Francisco do Sul

Santa Catarina amplia matrículas em tempo integral na educação básica entre 2022 e 2024