Nesta segunda-feira (28), o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina publicou a Portaria que permite a volta do atendimento presencial ao público em geral com agendamento pelo aplicativo a partir de 4 de maio.
O texto também prevê a partir desta terça-feira (28) o atendimento presencial das entidades credenciadas no órgão. As duas medidas de liberação, no entanto, devem ser feitas com regramento descrito no documento assinado pela diretor do departamento, Sandra Mara Pereira, incluindo a entrada limitada de pessoas.
Inicialmente, a portaria permite que sejam retomados os serviços internos no Detran e nas unidades de Ciretran e Citran do Estado nos casos em que as atividades não puderem ser prestadas de forma remota e quando não seja possível a postergação das medidas. O regime de trabalho remoto continua autorizado.
No caso do atendimento aos credenciados, que já está liberado, as associações de entidades devem nomear representantes em cada região de trânsito para evitar aglomeração de pessoas. Esta pessoa fará o agendamento e vai retirar os documentos para todos os envolvidos. Os não associados terão atendimento individual.
A partir de 4 de maio, quando o público geral estará liberado, a pessoa somente pode ir até a unidade depois do agendamento pelo aplicativo Detran Digital SC ou através de despachantes e centros de formação de condutores. As regras sanitárias impostas pela secretaria de Saúde para outras atividades devem ser seguidas dentro dos espaços.