Por Elisa Silva
E-mail: elisasilva.artes@gmail.com
Instagram: @elisadasilva1978
Mea culpa!
O Barroco foi o estilo artístico posterior ao Renascimento e por isso aquele representou o oposto desse estilo. Enquanto o Renascimento era idealizado, simétrico e geométrico, o Barroco era assimétrico, teatral e muitas vezes colérico.
Caravaggio, o maior expoente do Barroco, era tão colérico como o estilo ao qual pertencia. Em sua curta vida, ele pintou alguns dos quadros mais expressivos da História da Arte e se envolveu em muitas confusões, brigas de rua e violência, condutas que permanecem nos registros públicos de Roma até os dias atuais e na maioria dos seus quadros. Poucos artistas representaram tantas decapitações como nosso pintor.
A personalidade violenta de Caravaggio influenciou suas obras, como por exemplo no quadro Davi com a Cabeça de Golias (1609, óleo sobre tela, Galleria Borghese), este quadro representa a última fase do pintor onde a sombra da pena de morte que lhe foi imposta em Roma figurava no seu imaginário e, por conseguinte, nas suas composições.
No quadro, Davi emerge de um fundo escuro com olhar melancólico para a cabeça cortada de Golias, da cabeça ainda escorre sangue. Por sua vez, a expressão do gigante não é de raiva ou de dor, mas apenas de desespero e arrependimento. Arrependimento, quem sabe, pelas atitudes que teve na vida ou pelas escolhas que fez.
O fato é que a cabeça do gigante é o autorretrato do próprio Caravaggio, ele se representa com olhar insano e desesperado de quem se arrepende, mas não tem mais tempo de redimir seus pecados.
Obra: Davi com a cabeça de Golias / Caravaggio
8 Comments
É uma bela obra e a sua tradução completou os sentidos nela expressos.
Ficamos feliz que tenha gostado!
Excelente! Ademais, a luz das obras de Caravaggio é única e espetacular!
Obrigada!
Adoro esta coluna! Nela é possível aprender sobre Arte de forma envolvente e agradável. Parabéns!
Obrigada!
Incrível ler essa coluna e conhecer um pouco mais sobre as obras e seus artistas.
Obrigada!