O amplo espaço externo do Centro de Educação Infantil Branca de Neve, no Itinga, é um convite a pratica de atividades ao lar livre com as crianças. Pensando em unir o local privilegiado ao incentivo a reciclagem e descarte correto do lixo e fomentar a leitura, foi dado o pontapé inicial em um projeto nesta quinta-feira, 31 de outubro. E para marcar o início do Projeto Literário Patrulha da Natureza, aconteceu a primeira contação de história em um espaço montado com materiais recicláveis trazidos pelos alunos e a primeira troca de lixo por livro.
O projeto é realizado com todos os 63 alunos do CEI Branca de Neve, que é o único da rede municipal de ensino que atende exclusivamente turmas de pré-escola em tempo integral. De acordo com a professora idealizadora do projeto, Alinne Mayte Terhorst, desde setembro está sendo realizado o trabalho de conscientização e aprendizado em relação a separação e reciclagem de lixo. “As crianças aprenderam quais materiais podem ser reciclados, como limpar e fazer o descarte corretamente.”
O projeto funciona da seguinte forma: os alunos levam a informação para casa e junto dos pais ou responsáveis, juntam, limpam, separam e levam para o CEI. Ao final de um determinado período os materiais são vendidos e o valor arrecadado é utilizado para comprar os livros de pintura e leitura que eles irão receber. Além dos materiais recicláveis, o CEI está arrecadando também lacres de latas de alumínio para trocar por uma cadeira de rodas.
A primeira contação de história contou a participação da professora Ilce Cristina Vieira Probst que encantou os alunos com a história da rã de três olhos. Os alunos ouviram atentos, também, a professora da rede municipal e mãe de um aluno, Regiane Appio, que contou a história “Meninos de Verdade”.