Os Bombeiros Voluntários de Joinville celebram 128 anos de fundação nesta segunda, 13 de julho. Este ano, por causa da pandemia da Covid-19, causada pelo coronavírus Sars-Cov-20, não haverá cerimônia presencial em homenagem a bombeiros e sócios remidos.
A comemoração será feita por meio de live, transmitida a partir das 19h30 pelas redes sociais do CBVJ, com apresentações da Banda dos Bombeiros, presença do comando e apenas um bombeiro representado cada grupo de homenageados por tempo de serviços na corporação e horas em escalas operacionais em 2019. O evento também vai marcar o lançamento do documentário “Heróis do Século”.
Esta será a segunda vez na história do CBVJ que os bombeiros voluntários deixam de promover festa em comemoração ao aniversário de fundação. A anterior ocorreu em 1917, nos seus 25 anos, por causa da Primeira Guerra Mundial. Naquele ano, o então comandante Frederico Stoll recomendou: “Vamos deixar para tempos mais normais”.
“Apesar das restrições, não poderíamos deixar de, adequados com o ‘novo normal’, deixar de levar nossa mensagem de agradecimento aos bombeiros, à comunidade e aos apoiadores da corporação”, diz agora o presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi.
“Temos muito o que agradecer aos bombeiros neste aniversário. Tivemos um ano de muita colaboração e crescimento impactante no número de horas de serviços voluntários”, observa, por sua vez, o comandante Carlos Antônio Kelm. No decorrer de 2019, os voluntários prestaram 183,7 mil horas de serviços à comunidade. São 410 voluntários que dedicaram mais de 500 horas à comunidade, com destaque para o bombeiro voluntário e coordenador da Regional Sul, Jailson Aparecido De Jesus Nery que, em 12 meses, completou 2 mil 148 horas em escalas.
Desde 1897, por proposição do sócio Guilherme Heinzelmann, o Corpo de Bombeiros Voluntários confere um distintivo que representa os anos de envolvimento com a instituição (múltiplo de cinco). Na comemoração dos 128 anos, a homenagem por tempo de adesão será entregue a 46 bombeiros com cinco anos de dedicação; 20, com dez anos; seis, com 20 anos; cinco, com 25 aos; três, com 30 anos; e dois, com 35 anos de trabalho voluntário. Além disso, será lembrada a Equipe Tradição.
O evento vai manter, ainda, outra tradição da entidade: a entrega da Machadinha e o título de Sócio Remido a quem contribui financeiramente há mais de 40 anos para a manutenção da corporação. Este ano, três contribuintes atingiram esta marca.
Live
Ao lado dos bombeiros voluntários, o Polo de Produção Musical – Banda dos Bombeiros será a grande atração da live. Para atender os protocolos sanitários, somente 20 instrumentistas vão se apresentar sob a batuta do maestro Jonas Costa e o regente Geraldo Garcia da Rosa. No repertório, composições como Generation Fanfare, Queen In Concert, Swing The Mood, entre outras.
Nos intervalos entre as homenagens, serão apresentados vídeos de demonstração das operações de salvamento dos bombeiros, como atendimento pré-hospitalar, resgate em altura, aquático e incêndio, além da operação no aeroporto e Central de Emergência 193.
Para acompanhar a live acesse: www.facebook.com/bvsc.joinville/ ou https://www.youtube.com/c/CorpodeBombeirosVoluntáriosdeJoinville
Documentário
A comemoração dos 128 anos do CBVJ mantém a tradição do resgate da memória dos bombeiros voluntários, impulsionada desde o seu primeiro centenário, por meio de ações do Museu Nacional do Bombeiro Voluntário e de publicações de livros. Agora, em sintonia com a realidade estabelecida pela pandemia, preparou um documentário para registrar a evolução histórica da atividade. “Em 15 capítulos, ‘Heróis do Século’ revela a trajetória e o pioneirismo da corporação, bem como sua participação na construção de uma cidade segura, no aspecto bombeiril”, destaca a vice-presidente e coordenadora de projetos da Associação, e diretora do Museu, Dolores Tomaseli.
O primeiro episódio será exibido durante a live. Na sequência, todos os capítulos serão disponibilizados na no canal https://www.youtube.com/c/CorpodeBombeirosVoluntáriosdeJoinville .
O inicio
A fundação Sociedade dos Bombeiros Voluntários de Joinville ocorreu em 13 de julho de 1892, uma instituição pioneira no Brasil e resultado legítimo da cultura empreendedora e solidária dos imigrantes, sob o comando de Victor Muller. Em abril de 1893 chegou à cidade a primeira bomba manual para extinção de incêndios, adquirida na Alemanha. Como não existia sede, a bomba e os demais apetrechos eram guardados em uma casinha no centro da Colônia, na atual rua Comandante Eugênio Lepper.
Corporação
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) é a mais antiga instituição do gênero do País, fundado em 13 de julho de 1892. Presta serviços gratuitos à comunidade no combate a incêndios; atendimento pré-hospitalar; resgates veicular, na montanha, aquático, vertical e em estruturas colapsadas. É formado por 1.700 pessoas entre bombeiros mirins, voluntários, efetivos, brigadistas e pessoal de apoio.