Policiais rodoviários federais apreenderam por volta das 22h de ontem (segunda), na BR 101 em Joinville, cerca de 400 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. Um homem foi preso. Durante fiscalização a uma carreta contêiner com placas do Paraná, os agentes desconfiaram da documentação apresentada pelo motorista. Ao abrir o compartimento de carga, verificaram que estava lotado de caixas do produto contrabandeado.
O condutor disse que foi contratado para transportar a mercadoria desde a região de Foz do Iguaçu/PR até Itapema/SC. Em revistas no interior da cabine, os policiais encontraram ainda documentos e placas de outra carreta e outro reboque, com caraterísticas do veículo abordado, indicando que ele poderia estar circulando com placas falsas.
A carga de cigarros contrabandeados foi levada ao depósito da Receita Federal em Joinville, onde será contada e posteriormente destruída. O motorista recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Polícia Federal onde vai responder por contrabando e adulteração de sinal identificador de veículo. Se for condenado pela justiça, terá a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada por cinco anos, conforme lei de janeiro de 2019.