FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato

   jornalismo@folhametropolitana.com

Conselho das Entidades lança campanha de conscientização “#Seu Voto Faz a Diferença”

Em reunião realizada nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, o Conselho das Entidades lançou a campanha “#Seu Voto Faz a Diferença”.

O objetivo é conscientizar os eleitores sobre a importância de votar, tanto para consolidação do processo democrático quanto aumentar a representatividade política em defesa da cidade e da região em que vivem.

Formado por ACIJ, ACOMAC, AJORPEME e CDL Joinville, o Conselho das Entidades vai apresentar aos profissionais das empresas associadas e à comunidade as oportunidades perdidas quando o eleitor deixa de votar ou decide votar em branco ou anular o voto.

A iniciativa também vai destacar exemplos concretos de ganhos gerados por uma maior representatividade política, seja por meio de emendas parlamentares que garantem recursos para a comunidade, seja por meio da articulação junto aos Poderes Executivos em defesa de projetos de desenvolvimento social e econômico da cidade e da região.

Você sabia, por exemplo, que dos 403.526 eleitores habilitados a votar no segundo turno do pleito de 2020, mais de 100 mil desperdiçaram seu voto?

Este foi o total de eleitores que ou se abstiveram de votar ou que votaram em branco ou que anularam o voto.

PRIMEIRO TÍTULO

Em setembro do ano passado, o Conselho das Entidades apoiou a campanha do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) “Meu Primeiro Título #BoraVotar”, com o objetivo de estimular os jovens de 16 a 17 anos a fazerem seu título eleitoral para participar do processo democrático.

TRANSFERÊNCIA DE DOMICÍLIO ELEITORAL

Agora, em março e abril, o foco da campanha do Conselho das Entidades será a transferência do domicílio eleitoral e a regularização de quem não está em dia com a Justiça Eleitoral. O objetivo é aumentar o número de eleitores habilitados ao voto.

Você conhece alguém que se mudou para Joinville, mora e trabalha na cidade, mas não transferiu o título eleitoral? Se você conhece, tem a oportunidade de ajudar a conscientizar este eleitor a transferir o título para a cidade em que vive e em que utiliza recursos públicos em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura, por exemplo. Ao transferir o título para a cidade onde vive, o eleitor poderá ajudar a garantir mais recursos para estas áreas e melhorar a qualidade de vida da comunidade.

O prazo para fazer o primeiro título, transferir o título ou regularizar o cadastro eleitoral vai até 4 de maio, 150 dias antes do pleito deste ano. O processo é simples, rápido e pode ser feito pela internet. Confira mais detalhes neste link do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): https://bit.ly/3HgvkDq.

REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA

A terceira e última fase da campanha “#Seu Voto Faz a Diferença” terá início após as convenções partidárias. O objetivo será estimular eleitores a aumentar a representatividade política na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados dando preferência a candidatos de Joinville e da região que efetivamente trabalhem por mais recursos para a comunidade.

Folha

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.