FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato /     Publicações Legais

   jornalismo@folhametropolitana.com

Como manter a disciplina alimentar nas festas de final de ano

Gislaine Engelmann, nutricionista do Hospital Dona Helena, de Joinville

Pessoas com sobrepeso ou obesidade devem redobrar a atenção com o consumo calórico em festas de final de ano, principalmente se estiverem em processo de perda de peso. Quando estamos nesse processo, nosso organismo tenta nos sabotar o tempo todo para que voltemos ao peso original.

Esse mecanismo ocorre em uma pequena região cerebral, pois temos o hipotálamo, que é responsável por controlar nosso peso, regulando sinais de fome e saciedade. O hipotálamo registra nosso peso máximo, o “set point hipotalâmico”, e tenta defender esse peso a todo custo.

Dessa forma, se o indivíduo eliminou 10 quilos, o hipotálamo irá ativar mecanismos para a recuperação do peso perdido. Por isso, manter a disciplina e constância na rotina alimentar, principalmente em períodos de festas de final de ano, é essencial para manter o processo de perda de peso.

Algumas dicas para não perder o foco

Manter uma hidratação adequada ao longo do dia diminuirá os mecanismos de fome. Lembre-se que o consumo de água deverá ser calculado com base no seu peso atual multiplicado por 35 ml de água. O valor final corresponderá à quantidade mínima de água ideal a ser ingerida ao dia.

Evite ao máximo consumir bebidas alcoólicas, responsáveis, na maior parte dos casos, pelo maior consumo calórico.

Mastigue com calma e saboreie cada refeição. Quanto mais atenção tiver ao saborear e mastigar o alimento, melhor será o processo de saciedade.

Em eventos com entradas do tipo queijos, canapés, patês…, monte um pequeno prato, com pequenas quantidades de algumas das opções que deseja comer, e coma somente a porção do prato. Evite ficar “beliscando”, pois dessa forma ocorrerá um consumo excessivo.

Ao iniciar a refeição, faça o primeiro prato com vegetais e legumes e, ao finalizá-lo, escolha uma proteína (carnes, frutos do mar) e por último, consuma uma pequena porção de carboidrato (massas, farofas, tortas salgadas…). Uma dica saudável para aumentar o processo de saciedade é disponibilizar sementes e grãos como (granola salgada, chia, linhaça, semente de abóbora ou girassol) para serem adicionadas nas saladas.

# Prefira opções de sobremesas com frutas e evite repetir.

Uma dica importante. Se tiver dificuldade em conseguir se controlar quanto a não repetir o prato principal e ou sobremesa, ao terminar a refeição, saia da mesa para evitar o contato visual com o alimento. Essa ação diminui as chances de repetir o prato.

Monitore o peso. Quanto maior o controle do peso na “balança”, menor será a chance de se sabotar na alimentação. Lembre-se que o melhor peso aferido corresponde ao peso ao acordar.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *