Na última segunda-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde de Joinville apresentou a Matriz GUTAI à Comissão Regional, para analisar as medidas de combate e enfrentamento à pandemia na macrorregião Planalto Norte e Nordeste, da qual a Amunesc faz parte. Os impactos na edução foi uma das pautas neste dia.
A Secretária-Executiva da Amunesc, Simone Schramm, participou da reunião, e destacou a evolução no número de casos na região. “Durante a semana nós fazemos o acompanhamento diário no número de casos e nos últimos sete dias vimos que a chegada do inverno e a amplificação da testagem já resultou em um aumento considerável de positivados para Covid-19 na região”, declarou.
Segundo a Secretaria de Saúde de Joinville, a Matriz GUTAI deve ser utilizada como ferramenta de informação, em conjunto com a matriz de risco já disponibilizada pelo Governo do Estado. A primeira traz dados mais detalhados a nível municipal, e a segunda exibe um panorama semanal a nível macrorregional.
Para Jean Rodrigues da Silva, a utilização das ferramentas e a integração na tomada de decisão são imprescindíveis: “a pandemia de Covid-19 é um exercício coletivo de saúde pública. Somente o enfrentamento coletivo e organizado nos trará um pouco de tranquilidade”, afirmou o Secretário.
A reunião da Comissão Regional também abordou o impacto da pandemia para a educação. “Estamos avaliando as diversas possibilidades e as consequências de uma possível volta às aulas, e acompanhamos com atenção a tendência adotada por alguns países pelo retorno híbrido, em parte presencial e em parte à distância, com revezamento de alunos em sala, diminuição das turmas e maior distanciamento”, informou Simone, que também é Conselheira Estadual de Educação.
O Colegiado de Educação da Amunesc intensificou as reuniões e planeja a aplicação de um questionário para a sondagem de pais e responsáveis sobre as condições de ensino à distância e o ano letivo de 2020.
A Comissão Regional é formada pelos diretores executivos das Associações de Municípios (Amunesc, Amvali e Amplanorte), dos consórcios intermunicipais de saúde (Cisnordeste e Cisamurc), pelos presidentes da CIR Nordeste e da Planalto Norte, pelo coordenador macroregional de saúde de Joinville e a supervisão regional de saúde de Mafra, pelos apoiadores do Cosems da região Nordeste e da região Planalto Norte e técnicos da secretaria municipal de saúde de Joinville. No total, 26 municípios compõem a macrorregional.
O grupo se reúne semanalmente para avaliar o cenário macrorregional e analisar as medidas de enfrentamento tomadas pelos municípios.