FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato /     Publicações Legais

   jornalismo@folhametropolitana.com

Comissão de Saúde da CVJ debate fila de cirurgias eletivas

A fila de cirurgias eletivas foi novamente assunto da Comissão de Saúde nesta segunda-feira (24). A Comissão vem acompanhando mensalmente as atualizações sobre o estado das filas para a realização de cirurgias eletivas. Conselheiros de saúde reclamaram que pacientes não conseguem realizar as cirurgias que precisam.

Segundo o gerente regional de Saúde, Thiago Furtado, atualmente a fila tem 7.141 pacientes de Joinville aguardando cirurgias (dados até 13 de outubro). Em reunião realizada no dia 12 de setembro, o número era 7.544.

O representante da Secretaria de Saúde de Santa Catarina apresentou o número de cirurgias realizadas nos últimos meses em Joinville: 539 em setembro, 446 em agosto, 389 em julho e 355 em junho. Segundo ele, apesar de o número de cirurgias ter aumentado, graças ao credenciamento de novos prestadores, a partir de convênios com duas clínicas particulares, a fila é dinâmica, entrando pacientes novos mensalmente, o que torna difícil zerar a espera.

Representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) não ficaram satisfeitos com a apresentação da Secretaria de Saúde de Santa Catarina. Para o presidente do CMS, Vilson Freitas Júnior, os números apresentados não batem com a realidade.

“Todo dia recebo ligações de munícipes que estão há muito tempo na fila e não conseguem a realização das cirurgias que precisam”, disse. A conselheira do CMS Cléia Aparecida Clemente Giosole também reclamou, afirmando que não há transparência sobre as filas das cirurgias.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *