A partir da segunda-feira, 3 de junho, Araquari retoma o serviço de coleta seletiva que busca separar o lixo orgânico, do lixo reciclável. O serviço acabou sendo assumido pela empresa Recicle que passava nos bairros e recolhia todo o material depositado pelos moradores nos lixeiros, após o fim do contrato com a empresa que prestava apenas o serviço de recolhimento do material reciclável.
Contudo, agora a Prefeitura retomou o serviço com uma nova empresa e a comunidade já pode iniciar a separação do lixo. São considerados lixos recicláveis: vidros como garrafas, potes de produtos alimentícios ou copos; plásticos, como embalagens, garrafas, copos, tampas, sacolas, baldes, potes de alimentos e materiais em PVC; metal como latas de refrigerante, ou enlatados no geral; e papéis.
“Nosso objetivo é poder dar um direcionamento correto ao lixo reciclável e contribuir dessa forma, com o meio ambiente. Araquari é uma das poucas cidades que possui uma usina de reciclagem e temos que valorizar esse serviço que além de contribuir ambientalmente, acaba empregando muitas famílias”, diz o secretário de Negócios do Governo e Comunicação, Hermes Defaveri.
Dados de um estudo da Organização Coletiva de Catadores de Material Reciclável no Brasil apontam que o país gera em torno de 160 mil toneladas diárias de resíduos sólidos e que desses, até 40% pode ser reaproveitado e reciclado, porém, apenas 13% desses resíduos são encaminhados para a reciclagem.
Confira o dia da semana em que a coleta seletiva passa em seu bairro.
Segunda-feira
Porto Grande, Colégio Agrícola, Ponto Alto, Icaraí, Cerro Azul e Itinga (lado esquerdo)
Terça-feira
Centro, Volta Redonda, Areias Pequenas e Linguado
Quarta-feira
Corveta, Rainha, Itapocu, Barra do Itapocu e Morro Grande
Quinta-feira
Guamiranga, Morro do Jacu, Rio do Morro e Itinga (lado direito)
Sexta-feira
Coletas nas escolas, associações e igrejas.
ASCOM