Mapa divulgado pela Defesa Civil/SC com dados da estiagem no estado
De acordo com o quarto Boletim Hidrometeorológico Integrado de SC, divulgado nesta quarta-feira (20/05), parte dos municípios da região norte de SC, que compreendem a região metropolitana de Joinville (Joinville, Baln. Barra do Sul e Araquari) estão em estado de alerta devido à estiagem. O estudo é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável em parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina, com levantamento feito em 270 municípios, sendo que 222 destes já apresentam algum problema no abastecimento. Embora a situação na região norte ainda não seja crítica, considera-se a economia de água recomendada.
“O Boletim é resultado de um trabalho amplo e integrado com os órgãos governamentais e tem nos possibilitado avaliar com frequência e precisão os impactos da estiagem no estado. Com isso, conseguimos promover ações, agindo com celeridade e contornando situações mais críticas. Mas é importante frisar que neste momento contamos com apoio e conscientização da população no sentido de economizar água”, alerta o secretário da SDE, Lucas Esmeraldino.
Além da análise da distribuição da chuva no estado e da previsão para os próximos 15 dias, o Boletim Integrado indica a situação hidrológica atual em Santa Catarina, bem como a condições do abastecimento urbano em cada cidade, considerando as condições: normal, atenção, alerta e crítico. Conforme dados da última quinzena, é possível destacar que Santa Catarina tem 50% das cidades em estado de atenção, 21% em alerta e 11% crítico.
Previsão
Para os próximos 15 dias, não se observa uma distribuição de chuva adequada e suficiente para normalizar o abastecimento urbano em um curto prazo. O que indica, tendo em vista os níveis baixos dos rios, a continuidade prolongada da estiagem no estado.