O juiz corregedor do sistema prisional da Comarca de Joinville, Dr. João Marcos Buch, informou nesta terça-feira (31) que todos os servidores da justiça estão trabalhando, ainda que remotamente de suas casas, via sistema digital, para amenizar a situação dos detentos pela ausência de visitas, desinformação e as chamadas ”fake news”.
Detentos que estão no grupo de risco serão dispensados para prisão domiciliar. São cerca de 140 presos do Presídio Regional de Joinville e 108 da Penitenciária Industrial, que irão para suas casas.
Atualmente, o Presídio Regional de Joinville se encontra com superlotação, registrando quase o dobro de pessoas permitidas no mesmo espaço.
“As medidas foram tomadas com o intuito de liberar espaço em galerias para, caso necessário, futuro isolamento em respeito às normas sanitárias e epidemiológicas”, afirma Buch.
Conforme o juiz, ele e sua equipe tem trabalhado e empreendido esforços para que os presos tenham tratamento digno em razão da pandemia mundial que assola, de acordo com as normas expedidas pelas autoridade de saúde.
“Segundo os setores médicos do Complexo, não há até esta data preso infectado”, finaliza, acrescentando que as medidas citadas são preventivas.