Na manhã de ontem, terça-feira (30), a Celesc realizou uma operação para combater as ligações clandestinas de energia no Ervino. A ação, que envolveu também o Ministério Público de Santa Catarina e as Polícias Civil e Militar, foi realizada no loteamento Jardim Sambaqui, que conta com infraestrutura completa para o fornecimento regular de energia elétrica. Antes da operação, que suspendeu o fornecimento de energia elétrica de 170 residências suspeitas de ligações clandestinas, a empresa comunicou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que fosse montada uma força-tarefa para a emissão da autorização para ligação regular de energia.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Daniel Conorath, a manhã foi movimentada na Secretaria. “Nós montamos essa força-tarefa, a pedido da Celesc, e emitimos, apenas nesta manhã, 50 licenças de um total de 54 novos processos. Durante toda esta semana, a Secretaria vai estar especialmente à disposição dos moradores dessa área para a emissão da autorização”, ressalta. O primeiro passo para a religação de energia é o protocolo na Secretaria de Meio Ambiente, com a apresentação de documentos e, após a emissão, a solicitação na Celesc.
A operação teve como intuito o incentivo da regularização das ligações que, quando clandestinas, causam risco à vida, como redes ao alcance de pedestres e despreparo técnico do usuário, podendo gerar choques elétricos; prejuízos financeiros à companhia, ao Estado e aos municípios com a falta de arrecadação dos impostos e ainda aos consumidores regulares que custeiam o consumo irregular. Além disso, ainda há risco de incêndios em transformadores e outros componentes.
Veja como proceder para regularizar o fornecimento:
1 – Documentação junto à Prefeitura de São Francisco do Sul
(Caso possua Habite-se ou Alvará de Construção ir diretamente à CELESC)
Procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, das 8h às 14h, e solicitar a Autorização de Energia Elétrica, municiado dos seguintes documentos:
Cópia do RG e CPF ou CNH.
Cópia do Registro do Imóvel (Escritura com Matrícula) e/ou;
Cópia do Contrato de Compra e Venda.
Foto do Terreno, Casa e Rua (Fotos impressas em papel).
O Local deverá possuir rede pública de energia elétrica, com distância máx. de 30m.
Retirar 02 (duas) imagens aéreas do imóvel no SETOR CADASTRO.
Cópia do Comprovante de Residência, caso possua.
Cópia do IPTU ou ITR (Imposto Rural), que contenha os dados do proprietário e do imóvel, caso possua.
O Processo possui uma taxa de R$ 76,51 referente à análise do protocolo.
2 – Solicitar nova ligação de energia para à Celesc.
A solicitação de Ligação Nova de Energia pode ser realizada na loja de atendimento da CELESC mais próxima, ou via e-mail através das orientações do site www.celesc.com.br.
O solicitante deve apresentar os seguintes documentos:
RG e CPF ou CNH;
Alvará de Construção, Habite-se ou Autorização para Ligação de Energia (emitida pela Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco do Sul).
ASCOM