O Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, José Manoel Ramos, apoia as decisões do governador e procura informar seus associados e o varejo de modo geral sobre a necessidade e a importância dessa quarentena para o bem de todos. Mas com ressalvas:
“…de certa forma vemos com preocupação os estabelecimentos que estão funcionando desde o começo da quarentena, em que a maioria não tem os devidos cuidados como uso de álcool em gel, distância entre as pessoas no check out, e a falta de equipamentos para os trabalhadores como luvas e máscaras” que segundo o presidente na grande maioria não tem.
Para ele, se o confinamento é para não transmitir o vírus, então não adianta o comércio não funcionar do jeito que está sendo que os que funcionam, não estão tomando os devidos cuidados.
O presidente afirma ainda que vai sugerir ao governador do Estado que aumente o rigor das fiscalizações pedindo que as pessoas denunciem os estabelecimentos que não estiverem cumprindo as regras.
José Manoel Ramos pretende pedir ao governado do Estado através de nota, que gradativamente libere as atividades comerciais com as devidas regras que evitem a disseminação.
“…também solicitaremos através de uma emenda parlamentar, uma linha de crédito do Badesc de forma desburocratizada e de forma simplificada com juros de 3% ao ano para que possa atender em um primeiro momento as empresas que estão desesperadas porque não terão dinheiro para pagar a folha de pagamento desse próximo dia cinco vigente” finalizou.
O presidente se diz muito preocupado, mas ressalta que está procurando dar a sua colaboração na campanha contra essa pandemia, para que todos possam voltar a normalidade o mais breve possível. Ele lembra que na CDL Joinville foi montada uma central de informações para os associados trazendo informações sobre as linhas de créditos disponíveis no mercado tanto por parte do governo quanto por parte de bancos privados e também ajudar no que for necessário pelo setor jurídico para que alguns possam conduzir a sua empresa da melhor maneira possível.