No próximo dia 19 de fevereiro, quarta-feira, serão abertos os envelopes com as propostas das empresas interessadas em concluir a obra de esgotamento sanitário que vai beneficiar 5.611 moradores da região do bairro Itinga, em Araquari.
O investimento foi paralisado em função dos embates jurídicos entre a prefeitura e a companhia Casan, fazendo com que, inclusive, a construtora contratada inicialmente desistisse de terminar a obra. A Casan já obteve autorização para concluir o empreendimento, agora com financiamento da Caixa Federal.
A rede de coleta de 15,9 quilômetros já está assentada no bairro Itinga, faltando ainda concluir a Estação de Tratamento com capacidade de 30 litros/segundo, implantar o emissário terrestre (a tubulação de 4,7 quilômetros servirá para interligar a rede à unidade de tratamento) e construir as nove estações elevatórias de bombeamento.
O investimento total da Casan apenas em sistemas de esgoto no município deverá ultrapassar os R$ 20 milhões, sendo que na área central da cidade a rede já está em operação desde 2018, beneficiando cerca de 2.500 habitantes.