FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato /     Publicações Legais

   jornalismo@folhametropolitana.com

Carnaval de Joinville: Prefeitura e Liga das Escolas de Samba revelam programação para festividades

Nesta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Joinville e a Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ) anunciaram oficialmente a programação do Carnaval na cidade, prometendo um evento repleto de festividades e diversão para toda a comunidade.

O Carnaval de Joinville, que se consolida como o precursor das celebrações carnavalescas em Santa Catarina, está marcado para os dias 3 e 4 de fevereiro, na Avenida Beira Rio. A antecipação da data, assim como ocorreu em 2023, busca proporcionar um momento de alegria e reflexão à população, fortalecendo a cultura local e incentivando o turismo na região.

Guilherme Gassenferth, Secretário de Cultura e Turismo de Joinville, destaca a importância do evento não apenas como uma oportunidade de diversão, mas também como um impulso para a cultura e o turismo na cidade. “Joinville se firma como a cidade que abre os festejos do Carnaval em Santa Catarina”, afirma.

Deyvid Silveira, presidente da Liga das Escolas de Samba, ressalta a colaboração entre as Escolas e a Liga para fortalecer o Carnaval. “A Liga se tornou forte porque as Escolas se tornaram fortes. A gente espera que seja mais um Carnaval de sucesso”, expressa Silveira.

Desfile das Escolas de Samba e Carnaval da Família

No sábado, 3 de fevereiro, a concentração para o Desfile terá início às 18h, na Avenida Beira Rio, seguida pela tradicional lavagem da avenida pelo grupo Afoxé Omilodê às 19h. Às 20h, as Escolas de Samba de Joinville começam a desfilar, com destaque para a Escola de Samba Príncipes do Samba, seguida por G.R.E.S. Unidos do Caldeirão, A.R.C.E.S. Fusão do Samba e G.R.E.S. Unidos pela Diversidade.

O trajeto seguirá do cruzamento da Rua Max Colin até a rua lateral ao Centreventos Cau Hansen, proporcionando uma logística favorável para as Escolas de Samba.

No domingo, 4 de fevereiro, as festividades começam às 13h no Expocentro Edmundo Doubrawa, com o Carnaval Infantil, Área de Recreação e Pet Folia, oferecendo atividades para crianças, jogos e brincadeiras, incluindo o Desfile Pet com animais de estimação vestidos a caráter.

Encontro de Blocos

Doze blocos já confirmaram participação no Carnaval de Joinville, com o Encontro de Blocos programado para o domingo, 4 de fevereiro. A concentração dos blocos ocorrerá a partir das 13h em diferentes pontos da cidade, como Av. Cubas, Praça da Biblioteca Pública e Rua das Palmeiras. Às 17h, os blocos se encontrarão no Mercado Público, partindo em direção à Avenida Beira Rio. O evento é organizado pelo Coletivo de Blocos de Rua de Joinville.

Gabriel de Paula, diretor administrativo da Liga das Escolas de Samba, destaca o patrocínio da Prefeitura e do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), além da contemplação pelo Edital da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado de Santa Catarina, como fundamentais para a realização financeira sustentável do evento.

Escolha da realeza e Ensaio Técnico

Para aqueles que desejam antecipar a animação, a escolha da realeza do Carnaval de Joinville está marcada para o próximo domingo, 21 de janeiro, às 15h30, no Expocentro Edmundo Doubrawa. O evento, que conta com 13 candidatas à rainha e 3 candidatos a rei momo, terá avaliação do júri com critérios como comunicação, elegância, simpatia e domínio da arte de dançar.

No domingo seguinte, 28 de janeiro, a Rua Antenor Douat Baptista, no bairro Ulysses Guimarães, será palco do ensaio técnico do Desfile, proporcionando às Escolas a oportunidade de ajustar os últimos detalhes antes do evento principal. O ensaio é gratuito e aberto ao público.

Programação do Carnaval de Joinville:

  • 21/01 (domingo)
  • 15h30 – Escolha da Realeza do Carnaval de Joinville
  • Expocentro Edmundo Doubrawa (ao lado do Centreventos Cau Hansen)
  • 28/01 (domingo)
  • 16h – Ensaio Técnico das Escolas de Samba
  • Rua Antenor Douat Baptista – Ulysses Guimarães
  • 03/02 (sábado)
  • Avenida Beira Rio – Desfile das Escolas de Samba
    • 18h – Concentração dos foliões e do público
    • 19h – Lavagem da Avenida pelo Afoxé Omilodê
    • 20h – Escola de Samba Príncipes do Samba
    • 21h – G.R.E.S. Unidos do Caldeirão
    • 22h – A.R.C.E.S. Fusão do Samba
    • 23h – G.R.E.S. Unidos pela Diversidade
  • 04/02 (domingo)
  • 13h às 17h – Carnaval Infantil, área de recreação e Pet Folia
    • Expocentro Edmundo Doubrawa (ao lado do Centreventos Cau Hansen)
  • 13h às 21h – Encontro de Blocos
    • Coletivo de Blocos de Rua de Joinville – concentração em diferentes locais: Av. Cubas, Praça da Biblioteca Pública e Rua das Palmeiras. Às 17h, encontro no Mercado Público, saindo em direção à Avenida Beira Rio.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *