Nesta quinta-feira, 19 de setembro, às 13h30, a Prefeitura de Araquari, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, promove uma roda de conversa sobre os temas do Setembro Amarelo. O encontro, aberto à comunidade, acontece na sede do CAPS, no Centro, e deve contar com a presença de um representante do Centro de Valorização à Vida (CVV).
Outra ação marcada para o mês alusivo a prevenção ao suicídio será um abraço coletivo no entorno do prédio sede da Prefeitura. O movimento acontece na próxima quinta-feira, 26 de setembro, às 15h. A sugestão é que os servidores públicos e a comunidade que participarem do ato estejam vestidos com camiseta amarela. A concentração será em frente à Prefeitura.
Em Araquari, o CAPS 1 é o local onde a saúde mental da comunidade recebe atenção. Atende em média 60 pacientes com transtornos mentais, severos e persistentes, como esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, depressão recorrente e, também, pacientes que ficaram internados em hospitais psiquiátricos por longos períodos. Estima-se que Araquari tenha em média 1.200 pacientes em situações consideradas menos grave como, por exemplo, depressão e crise de ansiedade.