FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato /     Publicações Legais

   jornalismo@folhametropolitana.com

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite acontece em São Francisco do Sul

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite começou nesta segunda-feira, 27, e segue até o dia 14 de junho. No Brasil, a doença está eliminada desde 1994, mas a campanha é importante para evitar que o vírus volte a circular.

Crianças, entre 1 e 5 anos, público-alvo da campanha, que já receberam as três doses de VIP (inativada poliomielite, aplicada por injeção) também devem ser vacinadas com a VOP (oral poliomielite, administrada em gotas na boca) durante o período. Não é necessário respeitar o intervalo mínimo entre as doses.

As vacinas contra a poliomielite estão disponíveis em todas as ESFs, exceto Forte. A relação completa dos locais e horários de atendimento pode ser acessada no site da Prefeitura de São Francisco do Sul (https://bit.ly/unidadesdesaudesfs), sem a necessidade de agendamento prévio.

Sobre a Poliomielite

Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode
infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.

Embora ocorra com maior frequência em crianças, a poliomielite também pode ocorrer em adultos que não foram imunizados. Por isso é fundamental ficar atento às medidas preventivas, como: lavar sempre bem as mãos, ter cuidado com o preparo dos alimentos e beber água tratada.

A vacinação é a única forma de prevenção da doença. A cobertura vacinal da poliomielite vem apresentando resultados abaixo da meta de 95% desde 2016, de acordo com o Ministério da Saúde.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *