Banhado pelas águas da Baía Babitonga, as belezas naturais do bairro Espinheiros, em Joinville, passaram a chamar a atenção de novos grupos e segmentos empresariais nos últimos anos. Investimentos em infraestrutura e melhorias urbanas também ajudaram a valorizar o bairro e impulsionaram a sua ocupação e o seu potencial turístico.
Entre as iniciativas implementadas estão a construção do Monumento Porta do Mar, que se tornou um cartão postal da região, e o projeto urbanístico lançado pela Prefeitura de Joinville, em 2019. Recentemente, o governo municipal concluiu a primeira etapa desse projeto. Com investimento de R$ 1,5 milhão, oriundos do Ministério do Turismo, a rede de iluminação foi ampliada e calçadas foram cosntruídas entre a ponte de acesso ao bairro e o Monumento Porta do Mar, garantindo mais segurança aos pedestres e visitantes.
As melhorias e o embelezamento também ajudaram a consolidar o bairro como um polo gastronômico especializado em frutos do mar. Hoje, restaurantes, bares e lanchonetes atraem públicos de diferentes estilos, que buscam entretenimento, gastronomia de qualidade e a paisagem exuberante da Baía Babitonga.
Em etapas futuras, o plano urbanístico prevê novas obras de requalificação do bairro que devem trazer mais benefícios aos seus moradores e visitantes.
Novo destino imobiliário
Ao mesmo tempo em que se fortalece por seu potencial turístico, o Espinheiros desponta como novo destino para quem busca viver com qualidade, em contato direto com a natureza, afastado da agitação da área central, mas com fácil acesso a todos os tipos de comércio, serviços, indústrias e empresas.
“O bairro passou por um crescimento imobiliário considerável nos últimos anos com a urbanização através de loteamentos. A parte residencial do bairro é formada de casas construídas nos últimos dez anos, por famílias que escolheram morar em lugar tranquilo, cercado pelas águas da nossa Baía e por extensas áreas verdes presentes na região”, avalia Rodrigo Manteuffel da Silva, diretor Administrativo e Financeiro da Anagê Imóveis.
Além da expansão, o setor imobiliário do Espinheiros também inicia um novo processo de transformação, com a chegada de novos empreendimentos. Um deles, da incorporadora paranaense Paysage Corpal, prevê investimento de R$ 100 milhões. O lançamento deve ocorrer ainda neste ano. O emprendimento será o primeiro condomínio horizontal do novo complexo residencial e será erguido próximo ao Joinville Iate Clube, em uma área de total de 700 mil metros quadrados.
“Nossa proposta é trazer para Joinville e para o bairro Espinheiros um empreendimento residencial diferenciado, oferecendo à cidade e aos seus moradores uma nova experiência para viver com qualidade, conforto, segurança e, sobretudo, cercado pelo exuberante cenário da Baía da Babitonga”, afirma o CEO da Paysage Corpal, Gustavo Barreto.