Araquari vem há muitos anos se destacando no cenário industrial. A cidade é uma das mais procuradas quando o assunto é instalação de empresas e para 2020 a projeção é de que o município receba R$ 72 milhões de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os números são apresentados pela Associação dos Municípios de Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), após realização de auditorias feitas na cidade pela assessoria tributária da Associação.
Os números foram entregues em um relatório de prestação de contas e levantados em 2019, por meio de documentos fiscais, auditorias nas declarações de ICMS e do Movimento Econômico (Dimes), além dos recursos movidos pela Associação em 1ª e 2ª instância.
Araquari é o terceiro município da Amunesc com maior arrecadação do ICMS, estando atrás apenas de Joinville que é a maior cidade do Estado e de São Francisco do Sul.
Atualmente, Araquari conta com mais de 5 mil empresas ativas no setor de Tributação. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Marcus Stefano a procura por empresários interessados em instalar suas empresas na cidade segue.
“Continuamos com grande procura. Entre as empresas que chegam em nossa secretaria mostrando interesse estão duas de grande porte, a Mondial Eletrodomésticos que já está atuando em nossa cidade e, agora em fase de terraplanagem do terreno, a Kingspan que é uma das maiores fabricantes de sistemas termoisolantes para a construção civil, frigoríficos e salas limpas, atuando com a fabricação de telhas, painéis e portas frigoríficas e industriais”, diz.
Marcus ainda afirma que em torno de 20 empresas seguem na lista com interesse em se instalar em Araquari e segundo ele, Araquari tem diversos fatores que contribuem para essa procura de empresários pela cidade. “O que temos de melhor para oferecer é a logística. Estamos próximos de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias. Temos mão de obra qualidade daqui e da região.
Os terrenos para a implantação de empresas ainda têm preços acessíveis, se comparados com os imóveis da região. Outro fator que nos favorece é a agilidade no processo decisório e liberação de licenças. Além do número de empresas que já se encontram aqui e que acabam sendo fornecedores de serviços e de peças para as que se instalam. Então, nós nos tornamos uma cidade com um grande parque industrial que acaba sendo referência e fazendo com que as empresas nos procurem cada vez mais”.