FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato /     Publicações Legais

   jornalismo@folhametropolitana.com

Alerta de temporais com chuva pontualmente intensa nesta sexta-feira em Santa Catarina

Na manhã de sexta-feira, 24, Santa Catarina estará sob a influência de uma frente fria que se aproxima, que favorece a formação de pancadas de chuva com trovoadas e temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva intensa em curto período de tempo.

Os temporais terão início nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul na tarde desta quinta-feira, 23, e avançam para as demais regiões do estado entre a noite de quinta e a manhã de sexta-feira, 24. As áreas identificadas em laranja no mapa estão com risco alto para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos. Já nas áreas em amarelo, o risco é considerado moderado.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) recomenda que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e tome as devidas precauções para minimizar os impactos dos fenômenos climáticos adversos esperados para o dia.

Monitoramento meteorológico

De acordo com o Monitoramento e Alerta da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, nesta quinta-feira, 23, a aproximação de uma nova frente fria no Extremo Oeste e Oeste catarinense, provoca um aumento na quantidade de nuvens e chuvas.

As temperaturas em Santa Catarina variam significativamente, com os termômetros marcando entre 22°C e 27°C no Grande Oeste, Médio Vale e áreas litorâneas, enquanto nos planaltos e no Alto Vale do Itajaí as temperaturas oscilam entre 16°C e 23°C. O transporte de ar quente associado à condição pré-frontal favorece rajadas de vento dos quadrantes norte/noroeste, que podem atingir velocidades entre 50 km/h e 70 km/h, com pontuais acima entre o Grande Oeste e a Serra.

Figura 1:  Imagem da composição dos radares meteorológicos de SC às 10h50, horário local.  Fonte: Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Nas próximas horas, o avanço da frente fria deve intensificar a formação de temporais nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, aumentando o risco de ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais, principalmente nas regiões do Oeste. Os ventos continuarão a apresentar rajadas moderadas a pontualmente fortes, mantendo um risco baixo a moderado para ocorrências associadas entre o Grande Oeste e o Planalto Sul.

Recomendações para a população

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
  • Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. 

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *