FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato /     Publicações Legais

   jornalismo@folhametropolitana.com

Águas de Joinville lança edital para construção da Estação de Tratamento de Água Piraí Sul

A Companhia Águas de Joinville publicou, na quarta-feira, 13, o edital de licitação para construção da nova Estação de Tratamento de Água de Joinville, a ETA Piraí Sul. O edital 001/2023 trata-se de uma licitação internacional, para definição da empresa que vai executar os projetos, as obras e a pré-operação da unidade. O valor estimado da contratação é de R$ 123.381.950,84. O edital está disponível no site da Companhia.

O prazo para enviar as propostas é até 17 horas do dia 21 de março de 2024 e as empresas interessadas devem entregar os envelopes com os documentos na sede administrativa da Companhia (rua XV de Novembro, 3.950, no Glória). As propostas serão abertas no dia 22 de março, às 10h, e a abertura pode ser acompanhada presencialmente ou de forma on-line.

Sobre a Estação de Tratamento de Água Piraí Sul

A terceira ETA do município de Joinville será instalada no bairro Nova Brasília, na Estrada Fernão André Gomes, e captará água do trecho Sul do rio Piraí. A estrutura vai atender os bairros Profipo, Santa Catarina, Itinga, Boehmerwald e parte dos bairros Parque Guarani e João Costa, Paranaguamirim, Jarivatuba, Ulysses Guimarães, Fátima e Adhemar Garcia.

A capacidade de tratamento será de 750 litros por segundo na primeira etapa, mas o projeto prevê a ampliação para até 1.000 litros por segundo, quando houver demanda. A estimativa é que, até 2037, a nova ETA atenda mais de 230 mil pessoas.

Uma parte do Sistema Piraí Sul já foi iniciada. Com investimento de R$ 50 milhões, a instalação da adutora que levará água da futura estação até os reservatórios teve início em janeiro de 2023, e a previsão é que seja concluída no ano que vem. Atualmente, 71% das obras da adutora já foram finalizadas. No total, são 10 km de tubulação.

Hoje, Joinville é abastecida por duas estações de tratamento de água, a ETA Cubatão e a ETA Piraí. A ETA Cubatão, que entrou em operação em 1972, é a estação responsável por atender 75% do município. A ETA Piraí entrou em operação em 1955, e leva água tratada a 25% da população joinvilense, dos bairros Vila Nova, São Marcos e parte da zona Sul.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *