Araquari é a única cidade do Estado que vai vacinar contra a raiva, 100% dos bovinos de produtores da cidade, de forma gratuita. A ação é da própria Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com a Secretaria de Saúde, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa).
“Nós vamos iniciar a vacinação no Morro Grande nesta quarta-feira, 5 de fevereiro e seguiremos com o serviço nos demais bairros. Os produtores que desejarem informações ou verificar o cronograma podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Pesca”, informa o secretário Nelson Silveira.
Serão vacinados 10 mil bovinos e mais mil cães da área rural. Na segunda-feira, 3 de fevereiro a equipe responsável pela aplicação das vacinas se reuniu para acertar os detalhes para início da ação. “O foco é atuarmos na área rural, mas dessas vacinas, acreditamos que umas 700 ainda serão disponibilizadas para cães e gatos da área urbana, em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Araquari”, diz o secretário Nelson Silveira.
Foram investidos nas vacinas mais de R$17 mil de recursos próprios. “Nosso objetivo é deixar Araquari fora das estatísticas da doença que não só atingiu animais em Santa Catarina em 2019, mas ocasionou também uma morte em Gravatal de uma mulher. Foi o primeiro caso em humano desde 1981, no Estado”, relembra Nelson.
A raiva é fatal, transmitida por animais domésticos, de produção e silvestres. Os morcegos hematófagos são os principais hospedeiros do vírus. A doença ataca o sistema nervoso central e pode gerar agressividade, mudança de comportamento e paralisia. Além dos sintomas, caso o animal tenha marcas de mordida de morcego, a Cidasc deve ser comunicada para a verificação.
Caso uma pessoa seja mordida por um animal, deve procurar uma unidade de saúde.
Informação e Foto: Prefeitura de Araquari