Por Bruna Schenekemberg
Araquari tem se transformando em uma cidade industrial mas não perde sua identidade agrícola, sendo conhecida como “a terra do maracujá”, ela é produtora também de banana, arroz, aipim, hortaliças sendo as principais e graxas. Os produtos rurais são concentrados na cidade, porém vendem seus produtos para a região local, tendo Joinville como um dos maiores compradores. Nelson Silveira, secretário de Agricultura e Pesca da cidade, informou que neste ano o lucro neste setor foi de 60 milhões aproximadamente.
Segundo ele, “ a cidade vem crescendo e as arrecadações agrícolas que eram para diminuir estão aumentando cada vez mais. Ano passado o valor foi de 42 milhões, já em 2017 foram 27 milhões ”. O resultado desse aumento no lucro acontece devido ao maior aproveitamento das áreas e as tecnologias de produção rural além do apoio prestado pela Secretaria de Agricultura e Pesca.
A secretaria oferece incentivos aos agricultores, um deles é a Patrulha Agrícola que atende com três tratores, uma retroescavadeira, arado, perfuradora de solo entre outros equipamentos. Para ter acesso é necessário fazer uma solicitação na secretaria que leva cerca de uma semana para ser atendido.