A Fundação Municipal de Turismo, Esporte e Cultura (FUMTEC) promoveu na noite de quarta-feira, 27 de março, o 1º Fórum Municipal de Cultura. O evento realizado na Câmara de Vereadores de Barra Velha contou com a presença de representantes de diversos segmentos culturais do município. Entre os participantes do encontro, foram eleitos representantes para participar da etapa regional do fórum, marcada para maio deste ano.
O público também acompanhou apresentações culturais do Coral da Cidade e do Grupo de Dança Gaúcha 100% Amigos. Em seguida, a presidente da Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras, Silvana Maria Rebello Pereira, palestrou sobre a importância da fundamentação do Sistema Municipal de Cultura e suas atribuições. “A instituição do Sistema Municipal de Cultura deve ser feita por meio de lei encaminhada à Câmara de Vereadores pelo poder Executivo Municipal, estando de acordo com os sistemas estadual e nacional de Cultura”, explica a presidente da Fundação.
Os participantes do Fórum discutiram ainda as prioridades da cultura local levando em consideração seis eixos. Entre as sugestões do grupo estão a construção de um centro cultural com acessibilidade, tornar a Fundação Cultural um setor independente, mapear e registrar os patrimônios materiais e imateriais do município, fortalecer a feira de artesanato, promover encontros culturais locais diversificados e valorizar os artistas locais.
Por meio de votação aberta, foram eleitos os representantes de dez áreas culturais do município, que são:
Arquivos, bibliotecas e museus
Juliano Bernardes
Leila Cristina Petry
Artes Visuais
Enoi Martini Dilly
Natália Cardoso
Audiovisual
Wagner Felipe de Souza
Anrhiele Cardoso Dias
Cultura popular e diversidade
Maria Goreti Iung
Lenilson Luiz da Silva
Dança
Luany Martins Vargas
Luciano Santiago Reinert
Letras
Nanci Cristina Silva dos Santos
Mara Lucia da Silva
Música
Simoni Cristina Asquino
Marlos Fabiano Patrício
Patrimônio Cultural Imaterial
Madalena da Silva
Suzana da Silva Quadros
Patrimônio Cultural Material
José Carlos Fagundes
Teatro
Suzana da Silva Quadros
Natália Cardoso
Para o diretor municipal de Cultura, Adans Moraes, o evento foi um avanço para atender o desejo da comunidade de ter uma estrutura adequada para a promoção da cultura municipal. “Conseguimos dar o primeiro passo e, a partir de agora, vamos mapear os setores culturais do município para a criação do Sistema Municipal de Cultura. Com o sistema, conseguiremos fortalecer as políticas públicas para a cultura da cidade e promover a diversidade cultural de Barra Velha”, ressalta Adans.
ASCOM